ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Em seis meses de atuação, profissionais de educação física da Policlínica Codajás reabilitam cerca de 600 usuá

20/03/2023 08:52:05

Os pacientes chegam aos profissionais encaminhados pelo setor de fisioterapia do CER IV ou indicados pelo ortopedista da unidade 

  

A Policlínica Codajás, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em apenas seis meses de funcionamento, atendeu cerca de 600 pessoas com serviços de educação física voltado para atividades de reabilitação no Centro Especializado em Reabilitação Tipo IV (CER IV). 

Com dois profissionais especializados, o setor atende idosos, adultos com morbidades, crianças com Transtorno de Deficit de Atenção (TDAH), Transtorno de Espectro Autista (TEA) e múltiplas deficiências e servidores da unidade.  

Segundo a profissional de Educação Física, Christie Souza, as ações acontecem todos os dias da semana com duração de 1 hora para cada atendimento. “Além das atividades conosco, também ensinamos exercícios para que eles possam fazer em casa. São atividades de flexibilidade, fortalecimento, coordenação motora grossa, para que eles possam ter uma recuperação mais rápida”, disse. 

Com isso, a especialista explica que eles irão ganhar uma consciência corporal, para que no futuro após a alta no serviço possam procurar uma academia dando continuidade às atividades físicas, que é importante para todas as idades.               

O pai do pequeno Domini de 4 anos, o autônomo Adeilson Martins conta que está acompanhando o filho, que é portador do   Transtorno de Espectro Autista (TEA), há 4 meses na unidade de saúde e que a vida da criança tem mudado gradativamente com este acompanhamento. “Ele melhorou muito o lado social dele. Antes não brincava com outras crianças e tinha crises. Hoje ele já interage, brinca e espero que cada vez mais ele se solte”, declarou. 

O diretor da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo explica que o CER IV foi inaugurado há quase um ano e possui toda estrutura necessária para atender usuários, com o uso do espaço interno e externo da unidade. 

Ele conta que existe dois espaços para uso das atividades. “Temos um jardim sensorial incrível, onde eles podem fazer reabilitações ao ar livre e atividades físicas. Tudo é feito com muita humanização, respeito e amor, pensando em como gostaríamos de receber este tratamento por meio do Sus. É um trabalho gigante e gratificante, que requer apoio de todos para dar certo e está dando”, declarou.    

Os pacientes que recebem atendimento na Educação Física da Policlínica Codajás são encaminhados pelos profissionais do setor de fisioterapia do CER IV ou indicados por ortopedistas. Estes pacientes, que já finalizaram o atendimento nos setores anteriores e precisam de mais segurança, são liberados para realizarem atividades físicas fora da unidade, como em uma academia. Este cuidado especial permite que os pacientes mantenham uma rotina saudável e segura após o tratamento, melhorando sua qualidade de vida. 

FOTOS: Islânia Lima/Policlínica Codajás