SES-AM participa da 8ª Conferência Municipal de Saúde de Presidente Figueredo

21/03/2023 09:43:47

Representantes do Estado discutem diretrizes para a melhoria da saúde no município

Equipes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) participaram, nesta sexta-feira (17/03), da 8ª Conferência Municipal de Saúde de Presidente Figueiredo, com o tema "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia". O evento reuniu usuários, trabalhadores e gestores do setor de saúde para avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a reformulação da política e do Plano Municipal de Saúde, seguindo a Lei 8142/1990.

O secretário de Regionalização Assistencial do Interior, Aurimar Simões, esteve presente no evento representando o secretário de estado de saúde, Anoar Samad, e ressaltou a importância da participação do Estado na conferência.

“A parceria entre o Estado e os municípios é fundamental para garantir uma saúde de qualidade, identificando as demandas e desenvolvendo políticas alinhadas às particularidades de cada região. A presença da SES-AM na 8ª Conferência Municipal de Saúde de Presidente Figueiredo é um exemplo de como essa parceria é importante, podemos ouvir as demandas da população e dos gestores locais, e contribuir com as discussões e proposições para a melhoria da saúde no município” disse o secretário.

Durante o evento, foram realizadas palestras e formação de grupos temáticos para discussão dos eixos definidos no regimento da conferência. Esse documento foi debatido e aprovado logo após a plenária de abertura. Após a aprovação do regimento, palestras foram realizadas com o objetivo de subsidiar os debates em grupo sobre cada um dos eixos temáticos.

A nutricionista Daíse Reis, da Coordenação Estadual de Alimentação e Nutrição da SES-AM, esteve presente no evento e abordou o quarto eixo da conferência, intitulado "Amanhã será outro dia para todas as pessoas" que trata da equidade no atendimento de saúde em todos os níveis de atenção, em especial a importância da vigilância alimentar e nutricional para a construção da saúde de todos os usuários do SUS. A profissional enfatizou a relevância do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável e como a sociedade civil deve se engajar nas ações de atenção Nutricional e Alimentar no município estimulando o resgate do CONSEA e CAISAN.

“Trabalhamos com base na Política Nacional de Alimentação e Nutrição, que comprovadamente executa na esfera municipal a Promoção da Alimentação Adequada e Saudável, garantindo saúde alimentar e nutricional de todos. Quando os gestores dão apoio, suporte e visibilidade a essa política, todos os demais indicadores de saúde melhoram.” disse a nutricionista.

As propostas deliberadas durante a conferência serão utilizadas para nortear a reformulação do Plano Municipal de Saúde 2022/2025. Esse plano será o ponto de partida para o próximo plano municipal, com vigência entre 2024 e 2027, além de enviarem propostas de melhorias para a Conferência Estadual de Saúde em 2023.

Fotos: Divulgação/ SES-AM