ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



SES-AM destaca a importância dos cuidados na fase do pós-parto

24/03/2023 12:54:01

É importante que além da atenção indispensável ao recém-nascido, as mães cuidem da sua própria saúde. Os cuidados necessários variam de acordo com o tipo de parto realizado 

 

O nascimento de um bebê é um momento muito especial para as mães, porém, é igualmente importante lembrar que esse período requer cuidados intensos para garantir a saúde tanto da mãe quanto do novo membro da família. Esse cuidado deve ser contínuo no período puerperal, ou seja, após o parto. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) destaca cuidados que devem ser adotados para preservar a saúde e o bem-estar da mãe e do recém-nascido. 


Na fase conhecida popularmente como “resguardo” deve-se ter uma atenção especial. Esse período que dura, em média, 42 dias após o parto, é marcado por mudanças físicas, psicológicas e psíquicas. As mudanças dentro do corpo são, níveis de alteração hormonal, o útero começa a diminuir, há descamação da decídua (camada que reveste a parte interna do útero durante a gestação) que causa o sangramento vaginal. As mamas também aumentam porque a produção de leite está a todo vapor. 

A enfermeira e gerente das maternidades da SES-AM, Suellen Barbosa, destaca que nessa fase, não é só o bebê que precisa de cuidados, a mãe também. 

“O cuidado pós-parto varia desde uma boa e cuidadosa higiene íntima, incisão cirúrgica, até o apoio psicológico que a mulher precisa para garantir bem-estar físico e emocional e assim proporcionar momentos tranquilos e seguros na amamentação e cuidados com seu bebê”, disse a gerente. 

Cuidados no pós-parto 

As recomendações variam de acordo com o tipo de parto. Nos casos de parto normal, se houve corte próximo à vagina, a cicatriz deve ser mantida bem limpa. Em caso de parto cesáreo, além da boa higienização, os cuidados devem ser redobrados com os pontos, que deverão ser retirados, de 8 a 10 dias, na Unidade de Saúde.  

Como o útero estará voltando ao tamanho normal, é comum ter cólicas, que, às vezes, aumentam durante a amamentação. Durante os primeiros dias pós-parto pode ser verificada a presença de sangramento, que vai diminuindo aos poucos. 

FOTOS: Divulgação/ SES-AM