Dia Mundial de Combate à Tuberculose: Saúde do Amazonas realiza mutirão de testagem de IST’s em Manaus

27/03/2023 11:02:15

Ação tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento adequado da doença

As autoridades de Saúde do Amazonas realizaram, nesta sexta-feira (24/03), um mutirão de atendimentos de testagem, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, registrado nessa mesma data. A atividade ocorreu na Maloca do Parque das Tribos, localizado no bairro Tarumã-Açu, zona oeste de Manaus.

Esta é uma ação conjunta entre as instituições: Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus, Comitê Estadual de Controle da Tuberculose do Amazonas e Sociedade Amazonense de Pediatria.

Além da busca por pacientes sintomáticos, foram também oferecidos atendimentos médicos, testes rápidos de HIV, hepatite e sífilis. Houve também ações educativas com a distribuição de panfletos e realização de palestras sobre a doença.

A equipe empenhada na ação foi composta por seis médicos, sendo dois pediatras, e também 15 agentes de endemias e dois enfermeiros que foram de casa em casa, na comunidade Cidade das Luzes, vizinha à comunidade Parque das Tribos, na busca de sintomáticos suspeitos para tuberculose. Ao todo, 300 pessoas foram assistidas na ação.

“Uma ação que faz parte da Campanha de Combate à Tuberculose e que é uma medida de fazermos uma varredura de pacientes suspeitos, mas também de levarmos a importância da prevenção à tuberculose e levar a informação da importância do tratamento da Infecção Latente por Tuberculose”, afirma Lara Bezerra, coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose do Amazonas (PECT-AM), integrante da FVS-RCP.

O cacique Ismael Munduruku ressaltou a importância da ação nas comunidades. “Para nossa comunidade, que fica distante da área urbana da cidade, trazer isso para dentro da comunidade é uma coisa muito boa. A comunidade indígena está muito satisfeita, e eu como liderança, agradeço muito, porque já vivi em lugares muito isolados. Essas ações tanto previnem, quanto tratam a tuberculose”, disse.

Campanha de Combate à Tuberculose

A programação faz parte da Campanha de Combate à Tuberculose com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado da doença no Amazonas.

Cenário

Causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, a tuberculose é uma doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos.

No Amazonas, em 2022, foram registrados 3.826 casos e 214 óbitos pela doença. Em 2023, 469 casos foram registrados, sendo 295 em janeiro, 166 em fevereiro e 8 em março. Os dados estão disponíveis em painel epidemiológico em: https://www.fvs.am.gov.br/indicadorSalaSituacao_view/126/2.

Ainda no estado, somente em 2022, 1.346 pessoas foram beneficiadas pelo tratamento da ILTB que reduz em até 90% o risco de desenvolver tuberculose doença.

FOTOS: Ruan Macedo/FVS-RCP