Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado completa 49 anos

03/04/2023 13:42:10

Na cerimônia, 10 servidores foram homenageados pela Câmara Municipal de Manaus pelos serviços prestados à sociedade

A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) completa, nesta sexta-feira (31/03), 49 anos de serviços prestados à saúde do Estado do Amazonas, no atendimento de média e alta complexidade, da pesquisa e da formação de recursos humanos em doenças tropicais.

Referência para o Sistema Único de Saúde (SUS) em Doenças Infectoparasitárias e Tropicais, acidentes ofídicos e Dermatologia Tropical, a unidade tem atuado com protagonismo na pesquisa de profilaxia contra doenças tropicais e negligenciadas, aliado a grandes centros de pesquisas internacionais.

A FMT-HVD foi fundada por um grupo de médicos, liderados pelo Dr Heitor Vieira Dourado e Carlos Borborema, no dia 31 de março de 1974, ainda como Hospital de Moléstias Tropicais, sob a liderança dos professores da então Faculdade de Medicina do Amazonas, Heitor Dourado e Carlos Borborema.

Entre os fundadores, está o diretor-presidente da FMT, que ressalta ainda o trabalho desenvolvido pela FMT-HVD no combate às endemias, que tem dado respostas a diversas adversidades enfrentadas pelo Amazonas e demais estados da região, ao longo de quase meio século de fundação.

“O êxito da FMT-HVD vem de valores adotados desde sua criação, e são baseados na determinação e na persistência em se chegar com inteligência e sensibilidade a um objetivo, e sem nunca desmerecer o sentimento de solidariedade ao ser humano, e de desistir diante de dificuldades”, finaliza.

Durante as festividades de aniversário, 10 servidores foram agraciados com um título de mérito

concedido pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), pelos serviços prestados. Os títulos foram entregues pelo vereador Gilmar Nascimento.

Além disso, a própria fundação concedeu uma placa de mérito ao servidor Nelson Fé, pesquisador e taxonomista, que participou da formação de pesquisadores nos últimos 49 anos.

Formação e pesquisa

Na comemoração deste ano, a FMT-HVD dará destaque para a formação profissional e das pesquisas de grande relevância para sociedade. No cronograma do evento, alunos que começaram desde a graduação e hoje estão em mestrados, doutorados e até pós-doutorados na instituição compartilharam essa vivência dentro da Fundação e apresentaram um pouco dos trabalhos desenvolvidos.

Foto: Orleans Braga