Controle da malária: Saúde realiza capacitação para fortalecer gerência de endemias de mais de 40 municípios

19/04/2023 09:36:28

A ação é uma das estratégias de Vigilância em Saúde no Amazonas para fortalecer o combate às endemias em todo o estado

Representantes da gerência de endemias de 42 municípios do Amazonas estão sendo capacitados para controle da malária, até dia 28 de abril, na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

A capacitação é uma das estratégias de Vigilância em Saúde no Amazonas para fortalecer o combate às endemias em todo o estado, levando em consideração os desafios enfrentados pelas lideranças municipais no interior. O curso é a segunda etapa de um processo de formação para esses representantes técnicos.

A enfermeira da FVS-RCP Myrna Barata, que atua como gerente de Doenças de Transmissão Vetorial - Malária (GDTV-Malária), do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA), destaca que a capacitação faz parte do processo em desenvolvimento pela FVS-RCP para eliminação da malária no estado, um dos pontos focais do evento.

“Esse curso traz conceitos básicos importantes para o fortalecimento das ações de prevenção, controle e eliminação da malária no estado do Amazonas, principalmente para esses municípios que são de baixa e média transmissão para malária. O público inclui gerentes que trabalham diariamente no controle da malária”, ressalta Myrna.

Um dos municípios participantes é Careiro (a 88 quilômetros de Manaus), representado por Davi de Souza Feitoza, 48, coordenador de Vigilância Ambiental do município. “É um privilégio poder compartilhar e ganhar conhecimento. Vamos passar 15 dias de treinamento, buscando levar à população ações para a eliminação da malária”, afirma Davi.

Interior
O curso de Formação para Gerentes de Endemias do Estado do Amazonas ocorre, de 17 a 28 de abril, das 8h às 17h, no Auditório Marilúcia Pessoa de Mello da FVS-RCP, em Manaus.

Participam do evento os municípios de Amaturá, Anamã, Anori, Autazes, Barcelos, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Borba, Boa Vista do Ramos, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Codajás, Eirunepé, Envira, Fonte Boa, Humaitá, Japurá, Juruá, Jutaí, Itacoatiara, Itapiranga, Iranduba, Manacapuru, Manaus, Manaquiri, Manicoré, Maraã, Nhamundá, Novo Airão, Parintins, Pauini, Presidente Figueiredo, Santo Antonio do Içá, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tonantins, Uarini, Urucará e Urucurituba.

FOTOS: Jaqueline Macedo/FVS-RCP