Mostra Amazonas, aqui tem SUS: Saúde destaca criatividade e compromisso das equipes para a redução de indicado

28/04/2023 09:10:54

Foram 89 trabalhos inscritos no Amazonas em evento que buscou projetos de inovação na área da saúde

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM) participou, na quarta-feira (26/04), da “Mostra Amazonas, Aqui Tem SUS”, evento realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (Cosem-AM). A programação ocorreu na Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

O evento teve o intuito de fortalecer o compartilhamento de experiências bem-sucedidas no âmbito do Serviço Único de Saúde (SUS), estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam nas soluções visando a garantia do direito à saúde, dar visibilidade às práticas de saúde na abrangência da gestão local, segundo a realidade dos territórios, promover um espaço para a troca de experiências e reflexões sobre a gestão e organização de serviços de saúde.

Integrante da mesa de encerramento da mostra, o diretor técnico da FVS-RCP, Daniel Barros, destaca a importância dos trabalhos apresentados durante a mostra. “São nos momentos difíceis que surgem as melhores ideias. Não foi à toa que percebemos uma grande demonstração de criatividade, resiliência e de compromisso das equipes com a população”, afirmou Daniel.

Um dos avaliadores, da FVS-RCP, o técnico Renato Souza, do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social, destaca que os trabalhos apresentados na mostra representaram experiências exitosas que fizeram a diferença nos territórios municipais. “A gente sabe dos desafios que os municípios enfrentam. Então, as apresentações fazem parte do conjunto de ações que impactam na melhoria de indicadores de saúde”, afirma.

Além de Renato, os técnicos Josielen Aparecida de Amorim e Victoria Diniz Azevedo da Silva compuseram a banca de avaliação dos projetos, nos dois dias de programação. Participaram também os personagens lúdicos da fundação, o Zé Gotinha e a Maria Gotinha em ações de Educação em Saúde.

A programação foi concluída na quarta-feira (26/04), quando os dez projetos vencedores foram anunciados, garantindo assim a classificação para a etapa nacional.

Evento

O evento é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretarias Municipais se Saúde (Conasems), em parceria com os respectivos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e a Universidade Federal de Minais Gerais, por meio do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescom). Foram 89 trabalhos inscritos no Amazonas.

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP