ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



SES-AM promove 1° Encontro Multiprofissional voltado para o atendimento de pacientes com TEA

28/04/2023 10:12:35

Convidados do Centros de Reabilitação do Estado realizam palestras, tiveram o foco em discutir com os profissionais de saúde os processos atuais de reabilitação dos pacientes com autismo.


A Policlínica Antônio Aleixo unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), sediou na manhã de quarta-feira (26/04) o 1° Encontro com Multiprofissionais dos Centros Especializados em Reabilitação (CER) que atendem pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento ocorreu no auditório do MORHAM, com palestras e debates. O evento visou promover discussões entre profissionais da saúde que trabalham na reabilitação desses pacientes.

O coordenador do CER II Antônio Aleixo, Carlos Henrique Barroso, destacou a importância em reunir os profissionais para discutirem sobre o processos de reabilitação dos pacientes com TEA na rede pública de saúde.


“O evento tem por objetivo conversar com profissionais das unidades de  referências no Estado do Amazonas para contribuir com suas experiências dentro das suas áreas. Desta forma, os usuários da rede são beneficiados, pois aumenta a oferta de serviços especializados. Além disso, para nós,  profissionais foi uma oportunidade de atualizar e buscar mais sobre a área de atendimento dess pacientes”, disse o coordenador.


O encontro foi organizado pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHUs), e contou com a participação de profissionais renomados, como a neurologista Dra. Marília Abtibol, que abordou o tema “Neuroplasticidade e o cérebro no TEA: a importância do diagnóstico e intervenção precoce”. 

Também palestraram a Dra. Joyce Cruz Leão Guedes, fonoaudiologista, o Dr. Tércio Pinto de Castro, psicólogo do CER III Moacyr Alves, e a Dra. Ayrles Silva Gonçalves Barbosa Mendonça, fisioterapeuta, UFAM que apresentaram temas relacionados à intervenção precoce e aos modelos de tratamento.


Além dos profissionais do CER II Antônio Aleixo, estiveram presentes outros centros de reabilitação, entre eles as equipes da Policlínica Codajás (CER IV), o Abrigo Moacyr Alves (CER III), o CER da Semsa-Manaus e o CER do município de Careiro da Várzea, que contribuíram para as discussões e trocas de experiências entre os profissionais presentes.


Serviço oferecido

Atualmente, o CER II da Policlínica Antônio Aleixo realiza atendimentos de reabilitação e acompanhamento para 1.550 pessoas com deficiência física e intelectual. Mensalmente, são atendidas 182 pessoas com deficiência intelectual e 332 com deficiência física.

São realizadas, em média, 1.050 consultas em fisioterapia, 3.000 procedimentos em fisioterapia, 300 consultas em fonoaudiologia e 900 procedimentos em fonoaudiologia, 230 consultas em terapia ocupacional e 550 procedimentos em terapia ocupacional, 400 consultas em enfermagem, 600 atendimentos no serviço social, 280 consultas em nutrição e 140 consultas em psicologia na unidade.