Dia do trabalhador: Saúde leva vacina e testagem em ação integrada que celebra a data

02/05/2023 12:57:06

Serviços foram destinados a participantes no Sine Amazonas

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), ofereceu, nesta sexta-feira (28/04), ações de saúde durante evento celebrativo ao Dia do Trabalhador ocorrido no posto do Sistema Nacional de Empregos do Amazonas (Sine Amazonas), na zona centro-sul de Manaus.

O evento foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), por meio da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp). Entre os serviços oferecidos, pela FVS-RCP, estão vacina para Covid-19 e Influenza, além de testagem para Covid-19 e hepatites dos tipos B e C, HIV, sífilis e distribuição de material educativo contendo medidas de orientação e controle de arboviroses (dengue, zika e chikungunya).

Além desses serviços, também foram realizados jogos educativos e atividades lúdicas com presença de personagens de Educação e Saúde da FVS-RCP. Quem visitou conferiu, de perto, por exemplo, uma exposição sobre o ciclo biológico do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de arboviroses, e o Programa de Brigadas contra o mosquito.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que, por ser um evento alusivo ao Dia do Trabalhador, a Vigilância em Saúde aproveita a oportunidade para atuar em parceria e levar ações que promovam a saúde também dos servidores. “É momento oportuno de levar saúde ao trabalhador, oferecendo exposições para que conheçam a prevenção à saúde realizada pela FVS-RCP em todo o estado”, destaca Tatyana.

“Com a vacinação contra influenza e bivalente contra Covid-19. O intuito é contemplar o trabalhador que, muitas vezes, não tem a oportunidade de atualizar a caderneta vacinal”, ressalta a gerente do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (NES), na FVS-RCP, Amanda Andion.

A diretora do Sine Amazonas, Samantha Chíxaro, também destacou a importância das ações para o público do espaço. “É uma oportunidade ímpar: o trabalhador pode vir atrás do emprego e também cuidar da saúde.  Por exemplo, a FVS-RCP atua em um trabalho educacional através de mostrar as características do Aedes aegypti. Até porque, para o trabalhador estar bem, a saúde dele também precisa estar bem”, afirma.

Trabalhadores

Uma das participantes da ação é a pensionista aposentada Maria Alcimar Vieira, de 62 anos, que tomou as vacinas bivalente da Covid-19 e a da influenza. “Não tinha tomado essa vacina de reforço. Vim acompanhar minha filha aqui (Sine), me informaram que estavam aplicando. Aproveitei logo a oportunidade, porque é muito difícil eu sair de casa e, graças às orientações das profissionais, tomei logo a que faltava”, disse.

Geandra Nascimento, de 29 anos, estava buscando emprego no Sine e aproveitou a vacinação para atualizar a caderneta vacinal. “É uma ótima oportunidade para tomar as vacinas que estavam faltando na minha carteira, nesse caso a da influenza. Às vezes, esquecemos de ir tomar. Fico bastante grata de a instituição (FVS-RCP) trazer até aqui, no Sine, essa oportunidade de vacinar”, agradeceu.

Prevenção à saúde

Pela FVS-RCP, participaram os setores de Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Doenças (DVA), por meio da Gerência de Doenças de Transmissão Vetorial - Dengue (GDTV-Dengue), Subgerência de Entomologia (SGENTO), Gerência de Zoonoses e Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (NES). Pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, também fizeram parte da equipe do Programa Estadual de HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

FOTOS: Lucas Macedo/FVS-RCP