Maternidade Balbina Mestrinho realiza treinamento para Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros

03/05/2023 12:16:34

Servidores da unidade foram treinados para prevenir e combater incêndios, além de lidar com emergência, garantindo a segurança dos pacientes e profissionais da saúde

A Maternidade Balbina Mestrinho, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou o treinamento da Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros, no fim de semana. A iniciativa teve como objetivo capacitar os servidores da unidade para lidar com situações de emergência, garantindo a segurança dos pacientes e profissionais da saúde.

O curso foi oferecido em parceria com a escola Shalom Educacional. A primeira turma do projeto contou com trinta inscritos, que tiveram acesso a aulas teóricas e práticas, realizadas em um dia. Para Rafaela Farias, diretora da maternidade, o treinamento foi bem-sucedido e a adesão dos colaboradores foi satisfatória.

"O curso foi a primeira turma que nós fizemos aqui e, também, foi uma turma experimental, que era para a gente sentir como seria a adesão do nosso público. Foi bem satisfatório uma vez que a gente conseguiu até abrir para a rede. A gente conseguiu anunciar esse curso em parceria com a escola Shalom, que é uma escola que já tem experiência nesse ramo", afirmou a diretora.

Durante a parte teórica, realizada pela manhã, foram abordados temas como prevenção e combate a incêndios, técnicas de primeiros socorros, evacuação de pacientes e gestão de emergências. Na parte prática, realizada à tarde, os participantes tiveram a oportunidade de simular situações reais de emergência, aprimorando ainda mais os seus conhecimentos.

Ao final do curso, os participantes receberão uma certificação, comprovando a sua capacidade para lidar com situações de emergência na unidade de saúde. Além desse treinamento, a parceria da Maternidade com o centro de ensino prevê a realização de outros cursos para capacitar os profissionais e proporcionar a melhoria no atendimento à população.

FOTO: Divulgação/SES-AM