Saúde do Amazonas realiza treinamento de gestão de insumos para combate às infecções sexualmente transmissívei

05/05/2023 09:27:22

Treinamento abrange sistemas de gerenciamento de medicamentos e de insumos laboratoriais

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realiza, até esta quinta-feira (04/05), um treinamento para profissionais de saúde dos sistemas do Ministério da Saúde utilizados na gestão de medicamentos e insumos relacionados à prevenção e testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) no Amazonas.

O treinamento incluiu detalhes técnicos do Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (Siclom) e do Sistema de Controle Logístico de Insumos Laboratoriais (SislogLab). Participam do treinamento técnicos da Maternidade Nazira Daou, em Manaus, e dos municípios de Maués (a 276 quilômetros de Manaus), Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus), Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus), Santo Antônio do Içá (a 880 quilômetros de Manaus).

Fazem parte das equipes coordenadores municipais de IST/AIDS, Farmacêuticos, Bioquímicos, técnicos da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e do Núcleo de Vigilância em Saúde Hospitalar (NVSH).

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de HIV/Aids e IST’s, que integra a FVS-RCP, Luciana Koba, os sistemas são apresentados de forma expositiva para os profissionais. "Com esta apresentação, os coordenadores municipais têm a possibilidade de tirar dúvidas e conhecer melhor os sistemas de gestão, além de receber assessoramento nas solicitações", destaca.

A coordenadora do Programa HIV/Aids e IST’s do município de Santo Antônio do Içá, Mayara Nascimento, enfatiza a importância do treinamento para o município. “Este treinamento é muito importante para evitar o desabastecimento de medicamentos e dos testes rápidos, para que as ações que realizamos em nosso município sejam fortalecidas ainda mais”, afirma.

Sistemas

O Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (Siclom) realiza o gerenciamento logístico dos medicamentos antirretrovirais, ajudando a manter o estoque dos medicamentos sempre atualizado.

Já o Sistema de Controle Logístico de Insumos Laboratoriais (SislogLab) é responsável pelo gerenciamento do estoque e das solicitações de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais B e C para as unidades de atenção básica.

Ambos os sistemas recebem as informações enviadas pelas coordenações municipais, que são analisadas e consolidadas pelos técnicos do Programa Estadual de HIV/Aids e IST’s (PEHIV) e encaminhadas ao Ministério da Saúde, garantindo o abastecimento mensal desses insumos.

FOTOS: Jaqueline Vieira/FVS-RCP e Maurício Neto/FVS-RCP