SES-AM realiza ação em alusão ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

08/05/2023 12:00:30

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, é uma data criada para alertar a população sobre a necessidade de utilização correta desses produtos, conforme a orientação de profissionais de saúde. Em alusão à data, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou, nesta sexta-feira (05/05), um evento de conscientizar o corpo clínico e os servidores sobre a importância do uso consciente de medicamentos na Policlínica Governador Gilberto Mestrinho, zona sul de Manaus.

O evento foi coordenado pelo serviço de farmácia da unidade, que abordou diversos temas, como os riscos da automedicação, estatísticas de internações hospitalares por uso indevido de medicamentos e o papel dos farmacêuticos na orientação e monitoramento dos tratamentos. Além de apresentar propostas para garantir a melhor farmacoterapia e adesão dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O farmacêutico tenente Jones Fonseca destacou que iniciativa foi importante para alertar sobre os perigos da automedicação e ressaltar a importância da atuação do farmacêutico no cuidado com a saúde dos pacientes.

“Por meio desta palestra, abordei as estatísticas de internações em hospitais devido ao uso inadequado de medicamentos e destaquei o papel fundamental dos farmacêuticos na orientação e monitoramento farmacoterapêutico para garantir a melhor terapia e adesão ao tratamento. É crucial que todos os profissionais de saúde entendam a importância do uso seguro e eficaz dos medicamentos, para garantir a segurança do paciente e promover melhores resultados de saúde”, disse o farmacêutico.

O evento teve como convidada especial a Dra. Luana Santana, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amazonas, e contou com a presença da diretora da Policlínica Governador Gilberto Mestrinho, gerentes e apoio do Núcleos de Educação Permanente e Humanização (NEPSHU) da unidade.

Consultório farmacêutico

Durante a programação, foi lançada a proposta de implantação do consultório farmacêutico, que tem como objetivo implementar ações de segurança do paciente, conforme previsto no Plano Nacional de Segurança do Paciente. Esse espaço permitirá que os farmacêuticos realizem um acompanhamento individualizado do tratamento dos pacientes, identificando possíveis problemas relacionados ao uso de medicamentos e fazendo intervenções para reduzir ou prevenir danos.

O consultório farmacêutico tem como objetivos a consulta ao paciente, anamnese farmacêutica, acompanhamento e avaliação da eficácia do tratamento, solicitação de exames, prevenção e intervenção nos incidentes relacionados a medicamentos, prescrição (conforme legislação), elaboração do plano de cuidado, ações para promoção e recuperação da saúde e emissão de pareceres.

FOTOS: Divulgação/SES-AM