ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Ambulatório de Diversidade Sexual da Policlínica Codajás realiza ação em alusão ao Dia da Visibilidade Trans

01/02/2022 17:04:28

Os atendimentos são realizados de segunda à sexta, incluindo consultas em diversas especialidades médicas


Servidores do Ambulatório de Diversidade Sexual e Gênero da Policlínica Codajás, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizaram, nesta terça-feira (01º/02), uma ação de panfletagem e diálogo com pacientes que aguardavam atendimento na unidade.


A iniciativa teve o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do Dia da Visibilidade Trans, comemorado no dia 29 de janeiro. A data foi criada com o propósito alertar para os números alarmantes relacionados à violência e preconceito contra a população transsexual.


O diretor da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo, ressaltou que o diálogo com os pacientes que frequentam a unidade sobre a importância do respeito às pessoas trans contribui para uma sociedade mais humanitária.


“Temos nosso ambulatório, com nosso programa Transsexualizador, que hoje atende um público de 400 trans. Eles e elas recebem amor e atendimento de saúde. Além disso, precisamos informar a população sobre o direito que eles têm e também pedir mais respeito ao público trans, tornando assim nosso SUS mais humanizado”, destacou o diretor.


No panfleto, elaborado pelos servidores do ambulatório, os usuários tiveram acesso a informações sobre os serviços oferecidos e documentos necessários para participar do programa Transsexualizador e “Aprendendo a respeitar o nome social”.


Em janeiro, a Comissão Intergestores Bipartite do Amazonas (CIB) aprovou a pactuação de recursos para o Ambulatório de Diversidade. Os novos investimentos irão proporcionar melhorias no setor de saúde que atende o público Trans.


Sobre o Ambulatório - Criado em setembro de 2017 com 24 pacientes, o projeto “Processo Transsexualizador” hoje atende cerca de 400 pacientes fixos, que recebem atendimento e acompanhamento por uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeiras, assistentes sociais, psicólogos, ginecologistas, fonoaudiólogos, endocrinologistas e entre outras especialidades.


Acolhimento – Entre os atendimentos prestados, na equipe de enfermagem o paciente recebe toda orientação para tramitação do nome social, descrito no cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Na psicologia, o paciente tem consultas individuais e personalizadas. Já no setor de ginecologia, endocrinologia e fonoaudiólogo, é realizado o manejo hormonal e acompanhamento da mudança de voz. 


O paciente tem o acompanhamento da harmonização, que dura em média dois anos, com exames clínicos e consultas, contribuindo assim, para melhoria da saúde mental. A Policlínica Codajás está localizada na Avenida Codajás, bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus. 


FOTOS: Islânia Lima/Policlínica Codajás 


SONORA: Ráiner Figueiredo, diretor da Policlínica Codajás 


Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM): comunicacao@saude.am.gov.br e (92) 98407-1699.