ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Caic+ Ana Braga realizou 1.208 atendimentos no primeiro mês de ampliação da oferta de consultas especializadas

10/02/2022 14:18:54

O Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Ana Maria dos Santos Pereira Braga, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou 1.208 atendimentos pediátricos no primeiro mês de ampliação da oferta de consultas especializadas. A inauguração da unidade, completamente reformada, e do perfil Caic+ Especialidades na rede estadual de saúde foi realizada pelo governador Wilson Lima, em 03 de janeiro deste ano.

 

“O Caic+ realiza um trabalho de excelência para a saúde das crianças, com consultas em diversas especialidades e a estrutura totalmente revitalizada nessa unidade. Os primeiros resultados desde a inauguração são bastante positivos e vamos continuar trabalhando para ampliar a assistência com a entrega das demais unidades ainda neste trimestre”, ressaltou o secretário de estado de saúde, Dr. Anoar Samad. 

Com a reorganização da assistência pediátrica, o Caic+ Ana Braga oferta, de forma inédita, a crianças e adolescentes seis novas especialidades: neurologia, ortopedia, psiquiatria, endocrinologia, reumatologia e pneumologia. O novo formato de atendimento está previsto no projeto Criança Amazonas, que integra o programa Saúde Amazonas.  


Neste primeiro mês, a especialidade médica que contabilizou mais consultas foi endocrinologia, no total de 218. O segundo atendimento mais realizado foi psicologia (202) seguida de pediatria (116), ortopedia (106), neurologia (90), serviço social (89), fisioterapia (74), psiquiatria (70) e odontologia (64). Também foram realizadas consultas em fonoaudiologia (45), enfermagem (40),  reumatologia (37), pneumologia (31) e triagem neonatal (26).   

 

A diretora do Caic+ Ana Braga, Shaira Castro, ressaltou que o resultado é positivo apesar da ocorrência do absenteísmo, quando o paciente deixa de comparecer à consulta ou exame marcado por motivo pessoal, em razão do aumento de casos da Covid-19 no mês de janeiro.  

“Creio que já está fazendo a diferença, muito grande, na vida dessas pessoas que estão sendo assistidas. Crianças e adolescentes recebem atendimento multiprofissional na própria unidade, com consultas médicas, de enfermagem, serviço social e odontologia e continuam recebendo suas consultas subsequentes até terem alta. O Caic+ Especialidades também é um grande avanço para a saúde do Amazonas”, afirmou a gestora.   

 

Acesso - O agendamento de atendimentos no Caic+ Especialidades ocorre via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), seguindo critérios de prioridade e gravidade. O paciente, de 0 a 17 anos, realiza o atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e recebe o encaminhamento para os serviços do Caic+ Ana Braga. O encaminhamento precisa ser inserido no Sisreg na unidade de saúde que solicitou o atendimento especializado. A SES-AM orienta que os usuários mantenham o cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS) atualizado para receber informações do status do seu procedimento, consulta ou exame.   

  

Ampliação da rede – A previsão é que o Caic+ Ana Braga realize 3.040 atendimentos especializados por mês, transformando-se em uma unidade referência em reabilitação neuromotora, oferecendo atendimento multidisciplinar e especializado para os usuários em diversas áreas.   

 

Além do Ana Braga, a revitalização e o novo perfil de funcionamento chegará aos Caics: Alberto Carreira, Dra. Maria Helena Freitas de Góes, Dra. Josephina de Mello e Dr. Afrânio Soares. Essas unidades têm previsão de inauguração no primeiro trimestre de 2022 e deverão ofertar, juntamente com o Caic+ Ana Braga, mais de seis mil consultas médicas especializadas por mês.   

  

Nova estrutura - O Caic+ Ana Braga não era reformado há mais de 10 anos – a última intervenção no local ocorreu em 2009. As reformas dos Caics são fruto da parceria entre a SES-AM, o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), que destinou R$ 479.904,70 para as obras, e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), que executou a revitalização.

FOTO: Tácio Melo/Secom