Dia Mundial da Infância: Caics realizam programação recreativa e educativa

21/03/2022 14:49:36

Data está sendo comemorada em cinco Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, em Manaus

O Dia Mundial da Infância, comemorado nesta segunda-feira (21/03), está sendo celebrado em Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caics) com programação educativa e recreativa. No Caic+ Especialidades Ana Braga, na zona leste da capital, ações lúdicas envolveram os pacientes que aguardavam atendimentos e serviços na unidade.

A diretora do Caic+ Ana Braga, Shaira Castro, destacou a importância da realização das atividades recreativas, por meio de fantoches, palhaços, teatro e dinâmicas, realizadas neste dia. A ação na unidade teve o apoio da ONG Clamor das Ruas.

“Estamos com uma programação voltada para o lado recreativo das nossas crianças e também vamos aproveitar e fazer algumas atividades educativas, distribuir brindes e lanche. Hoje é uma atividade diferenciada para alegrar nossas crianças. Essa data é muito importante porque é um momento de reflexão sobre como está o desenvolvimento das nossas crianças, o acesso delas à saúde e a questão social”, contou a diretora.

Educação em saúde – A programação na unidade incluiu também dinâmica do impacto dos hábitos alimentares à saúde bucal para conscientizar as crianças da importância da higiene bucal, além da distribuição de kits odontológicos.

“Trabalhamos a alimentação saudável, o que faz bem e o que não faz. E eles também fizeram uma brincadeira lúdica de montagem dos dentes em uma boca sem dentes, que é para ter a visão de como é bonito uma boca com os dentes saudáveis”, afirmou a dentista Ingrid Alves.

No Caic Dr. José Contente, a direção da unidade reforçou a importância de brincar durante a infância para os pais e responsáveis. “Brincar é um direito da criança porque representa uma maneira particular de expressar suas emoções e pensamentos. O brincar proporciona desenvolvimento da criatividade, das funções motoras e fortalecimento das relações sociais do ambiente sociocultural que o indivíduo está inserido”, explicou Helione Pontes, psicóloga e diretora do Caic.

Todos os cinco Caics, em funcionamento na capital, estão com programação para as crianças nesta data, enfatizando cuidados básicos com saúde, direitos e o bem-estar infantil. As unidades prepararam palestras informativas, incluindo temas como direito à vacinação, teste do pezinho, formação social e educacional e outros direitos da criança. O Dia Mundial da Infância foi criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para promover uma reflexão a respeito das condições de vida das crianças no mundo.

Acesso – O agendamento de atendimentos no Caic+ Ana Braga ocorre via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). O paciente, de 0 a 17 anos, realiza consulta em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e recebe o encaminhamento para os serviços do Caic+, que precisa ser inserido no Sisreg na unidade de saúde que solicitou o atendimento especializado.

Nos demais Caics, a marcação de consultas pediátricas é realizada pelo contato de WhatsApp disponibilizado por cada unidade.

Caic Gilson Moreira - (92) 3581-9902

Agendamento diariamente, a partir das 7h