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Secretaria de Estado de Saúde



Hospital João Lúcio premia equipes pela adoção do programa 5S para otimização de serviços

23/03/2022 15:13:08

Com objetivo de otimizar os serviços prestados no Hospital e Pronto Socorro (HPS) João Lúcio, unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), a direção retomou o uso das ferramentas do programa 5S, após quase um ano sem ser utilizado, por conta da pandemia. Nesta semana a unidade premiou equipes que se destacaram na implantação do 5S no mês de fevereiro.

O programa 5S surgiu nas décadas de 50 e 60. O método consiste em um conjunto de normas aplicadas nas empresas, cujas exigências não só atendem a qualquer cliente, como a qualquer legislação, e tem como objetivo, reduzir desperdícios, acidentes de trabalho e para aumentar a eficiência operacional, auxiliando na identificação de problemas, visando um ambiente de saúde organizado e limpo, para assim prestar assistência eficiente e de qualidade à população.

“Muitas vezes, perdemos muito tempo procurando insumos, se movimentando dentro da instituição devido ao layout ruim e pela falta de organização. Se organizarmos, ganharemos mais tempo no atendimento”, disse o diretor da unidade de saúde, Silvio Romano.

Mensalmente, são premiadas duas equipes: uma da área administrativa e outra da área assistencial. A equipe assistencial premiada neste mês, que recebeu o ‘Titulo de Destaque’, foi da Semi Intensiva I. Já a equipe administrativa foi a do laboratório. O processo de escolha acontece em todos os setores da unidade e precisa cumprir várias etapas, que vão desde organização e utilização de materiais, limpeza, padronização e disciplina no ambiente hospitalar.

Durante o período de avaliação, os auditores fazem visitas em todos os setores e aplicam questionários, geram as notas e o ‘Time 5S’ elege o vencedor administrativo e o assistencial de maior nota de cada setor naquele mês.

De acordo com o diretor Silvio Romano, o programa 5S tem auxiliado as instituições de saúde a reduzir esse tempo de procura de material e a reorganizar os ambientes de trabalho, liberando mais tempo para que os profissionais possam realizar suas atividades, elevando a qualidade do atendimento ao usuário da unidade, bem como para a melhoria da saúde mental do trabalhador da saúde.

FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM