Previne Brasil: SES-AM capacita mais de 300 profissionais de saúde de Envira e Presidente Figueiredo

26/03/2022 11:49:40

Os profissionais aprovaram a qualificação que visa fortalecer a atenção básica no interior do Amazonas

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em parceria com a Prefeitura de Envira e Presidente Figueiredo (a 1.208 e 117 quilômetros de Manaus, respectivamente), encerrou a capacitação de mais de 300 profissionais desses municípios para o Programa Previne Brasil, novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS).

A secretária municipal de saúde de Presidente Figueiredo, Mariane Abreu, destacou a importância da parceria entre o Governo e o município para o alcance dos indicadores avaliados pelo Ministério da Saúde.

“Gostaríamos de agradecer ao Governo do Estado pelo apoio na capacitação do Previne Brasil. Nós temos certeza que nos fortificará nesse processo de atingir as metas, de alcançar os indicadores e isso trará para o Estado do Amazonas uma melhoria significativa, pois nós precisamos avançar na saúde do nosso estado e do nosso município”, afirmou a secretária.

Participaram do treinamento, realizado de 21 a 25 de março, agentes comunitários de saúde (ACS), profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliar e técnico de saúde bucal, digitadores, recepcionistas e gestores de Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“A parceria é fundamental para nossa região, que é muito difícil o acesso. Ver essa equipe chegar aqui no município para dar essa capacitação, que é essencial na atenção básica, é muito importante e nós nos sentimos muito agradecidos por essa equipe ter vindo, ter nos capacitado. E, com certeza, nós veremos resultados no final do quadrimestre com todas essas informações que recebemos”, disse a coordenadora da Atenção Básica de Envira, Shirly Maria.

A SES-AM programa levar a capacitação para Ipixuna, Guajará, Itamarati, Canutama, Pauini, Nhamundá e Tonantins, a fim de melhorar o desempenho dos municípios na avaliação do programa. O próximo município a receber o treinamento, que está previsto para o mês de abril, será Nhamundá, no Baixo Amazonas.

Previne Brasil - O programa é uma estratégia do Ministério da Saúde com o objetivo de ampliar o acesso e o vínculo da população com os serviços de saúde disponibilizados no Sistema Único de Saúde (SUS). A capacitação dos profissionais busca fortalecer a APS nos municípios e tornar mais eficiente o atendimento às novas regras de financiamento.

FOTOS: Divulgação/SES-AM