Desafios da Saúde no Alto Solimões e a Integração da Atenção Básica são temas de palestras em Tabatinga

13/04/2022 18:18:41

Evento contempla, também, imunização e monitoramento de dados na região

Os desafios da Vigilância em Saúde, o monitoramento de indicadores de saúde e a imunização no contexto da pandemia de Covid-19 na região do Alto Solimões, estão entre os temas abordados no I Congresso de Secretários Municipais da Regional do Alto Solimões, realizado na terça-feira (12/04) e quarta-feira (13/04), em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus).

Os temas foram abordados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), que também abordou sobre o cenário epidemiológico da região e os indicadores do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQAVS).

O evento é uma realização do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM) para todos os secretários municipais de saúde e técnicos da região. “A iniciativa visa fortalecer a gestão e a atenção à saúde na regional do Alto Solimões”, destacou o presidente do Cosems-AM, Franmartony Oliveira,

A região do Alto Solimões está localizada no extremo oeste do Amazonas, próximo à Tríplice Fronteira entre Peru, Colômbia e Brasil (por meio de Tabatinga). “Trata-se de uma região desafiadora para a Vigilância em Saúde e controle de doenças, já que a fronteira é caracterizada por grande fluxo de pessoas que transitam entre os três países”, afirma a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

A mobilidade transfronteiriça é protagonizada por populações ribeirinhas, indígenas e moradores das periferias urbanas, em contato com a floresta e em situação de vulnerabilidade social. “O diálogo com os secretários municipais de saúde, durante o evento, é importante para repensar estratégias compatíveis com a realidade local e, assim, intensificar as ações de saúde de forma integrada”, avalia Tatyana.

Para a diretora do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas da SES-AM, Viviana Almeida, os municípios do Alto Solimões podem fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) aderindo a ações estratégicas como credenciamento de equipes de saúde ribeirinha e fluvial. "As peculiaridades amazônicas devem ser observadas e melhor utilizadas no financiamento federal", salienta.

Alto Solimões – A região do Alto Solimões corresponde a 13,8% do território do Amazonas e é formada por nove municípios: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Fonte Boa, Jutaí, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tonantins.

Congresso – A FVS-RCP participa do I Congresso de Secretários Municipais de Saúde Regional Alto Solimões, que ocorreu, na terça-feira (12/04) e quarta-feira (13/04), em Tabatinga. Além do Cosems-AM e da FVS-RCP, a iniciativa também contempla a participação da SES-AM, Ministério da Saúde e do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia).

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os contatos telefônicos da FVS-RCP são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

FOTOS: Maíra Pessoa/FVS-RCP