FVS-RCP realiza reunião mensal com pesquisadores para avaliação de pesquisas científicas

27/05/2022 15:46:05

Reunião foi realizada nesta sexta-feira (27/05)

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realiza nesta sexta-feira (27/05), a reunião mensal com os pesquisadores internos da fundação. O Grupo de Pesquisadores Vigilância em Saúde, com atuação na FVS-RCP, reúne 44 pesquisadores com titulação de mestrado e doutorado.

A reunião foi realizada por meio do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) da FVS-RCP. Os pesquisadores se reúnem para discussões técnicas e científicas da pesquisa e ensino aplicados à Vigilância em Saúde. O objetivo é fortalecer a produção científica na instituição, além de avaliar o processo seletivo do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC) – 2022/2023.

“As reuniões mensais são uma forma de fortalecer as atividades de pesquisa na fundação, além de filtrar as ações realizadas na pesquisa científica, visando aprimoramento de futuras edições do PAIC”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

De acordo com o responsável técnico de ensino do NEP/FVS-RCP, Sidnei Campos, a avaliação das inscrições do PAIC foi vista de forma positiva na edição – 2022/2023.

“Nós tivemos 19 inscrições submetidas para as 14 bolsas de iniciação científica. Em relação ao ano passado, houve um crescimento no quantitativo de projetos e aumento na quantidade de alunos que se inscreveram para concorrer a vaga de bolsista. Um ponto positivo que demonstra um fortalecimento da iniciação científica na fundação”, ressalta Sidnei.

NEP

O NEP na FVS-RCP tem por missão desenvolver atividades de caráter científico, tecnológico e de interação com a sociedade, em conformidade com a finalidade institucional de promover e proteger a saúde, mediante o ensino e pesquisa aplicados às ações de Vigilância em Saúde.

Iniciação científica

O PAIC desenvolvido na FVS-RCP é resultado de parceria interinstitucional com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) e visa apoiar, com bolsas institucionais, estudantes de graduação de instituições públicas e privadas do Amazonas, interessados no desenvolvimento de pesquisa científica em Vigilância em Saúde.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

FOTOS: Natanael Maricaua/FVS-RCP