Em Lábrea, FVS-RCP realiza visita técnica para capacitar setores públicos no enfrentamento de desastres

27/05/2022 16:30:13

Visita técnica é realizada até esta sexta-feira (27/05)

Com o objetivo de capacitar profissionais da saúde e setores públicos na preparação e resposta para o enfrentamento de desastres, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realiza, até esta sexta-feira (27/05), uma visita técnica no município Lábrea (a 702 quilômetros de Manaus).

A capacitação visa implantar o Programa Estadual Vigidesastres para reduzir o risco da exposição da população do Amazonas diante do enfrentamento a desastres, além de fazer uma integração entre os setores públicos para alinhamento das estratégias do Vigidesastres.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta que as capacitações do Vigidesastres são fundamentais para o estado apoiar o município frente aos desastres. “O estado atua de forma para prevenir esses desastres, com ações a serem adotadas pelas autoridades de saúde, e conta com o apoio da população para direcionar as ações necessárias para reduzir os impactos na saúde dos moradores”, conclui Tatyana.

“Além das capacitações presenciais, o Programa Estadual Vigidesastres disponibiliza esses treinamentos de forma virtual, através da plataforma do Centro de Educação a Distância da FVS-RCP. Com isso, a gente abrange vários municípios do estado, atingindo vários profissionais”, destaca o coordenador estadual do Vigidesastres, Renato Souza.

O Centro de Educação a Distância da FVS-RCP oferece cursos gratuitos de educação a distância na área de Vigilância em Saúde, que inclui o Curso de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados a Desastres - Vigidesastres: Preparação e Resposta. As inscrições podem ser feitas pelo endereço: http://cead.fvs.am.gov.br:84/  .

Vigidesastres

O Vigidesastres estabelece estratégias para a atuação em emergência de saúde pública por desastres de origem natural e tecnológicas para a redução de doenças e agravos decorrentes deles.

O objetivo é desenvolver um conjunto de ações a serem adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para reduzir o risco da exposição da população e dos profissionais de saúde, reduzir doenças e agravos decorrentes deles, bem como os danos à infraestrutura de saúde.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP