Pacientes que receberam alta do RespirAR contam histórias de superação

04/06/2022 20:46:18

Projeto do Governo é referência no tratamento de pacientes pós-Covid-19

Transformando a vida daqueles que sofreram com a Covid-19, o projeto RespirAR entregou certificados de alta aos seus pacientes, no núcleo da Vila Olímpica de Manaus. O projeto implantado pelo governo Wilson Lima, coordenado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), já realizou mais de 100 mil atendimentos até maio deste ano e recebeu visita da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Sabemos da responsabilidade que temos com a população amazonense. É por conta deste profissionalismo, que o RespirAR vem sendo reconhecido no mundo todo. Ver os nossos pacientes recebendo seus certificados e readquirindo qualidade de vida, nos motiva para continuar o trabalho com cada vez mais perseverança”, disse Jorge Oliveira, diretor-presidente da Faar.

A paciente Perpétua de Souza, de 68 anos, que precisou enfrentar as consequências de ter contraído o vírus, agradece ao RespirAR por ter lhe proporcionado a oportunidade de uma vida nova. “Ter essas atividades no RespirAR me deixou feliz, sou muito grata ao governador Wilson Lima, pois aqui recuperei a motivação para uma vida nova”, comentou Perpétua.

Sônia Cristina Braga, filha da paciente Francisca da Silva Braga, 77, conta emocionada sobre o drama superado. “Eu agradeço todos os dias a oportunidade de conviver com a minha mãe. Perdemos seis pessoas na família para a Covid-19, uma dessas pessoas foi o meu pai, ela entrou em depressão, não conseguia caminhar, pegou esse vírus e tivemos medo de perder mais alguém da nossa família”, agradeceu a filha.

Sônia foi quem contou sobre o RespirAR para a sua mãe e agradece o apoio do projeto na vida de sua família. “Hoje eu a vejo sorrindo, querendo que eu a leve para o projeto. O RespirAR foi importantíssimo na vida dela, eu só tenho a agradecer a todos os profissionais que atenderam a minha mãe, pois mudou a vida dela completamente”, afirmou Sônia.

Receberam os certificados das mãos dos profissionais do projeto: Maria Regina Kury, Perpétua Souza Costa, Narley Adson Paiva, Lucieny de Souza Bilhar, Francisca da Silva Braga, Betânia Barros Lima, Sônia Maria Souza, Maria Elcimar de Ramos, Raimundo Nonato Tavares, Maria do Socorro Vieira, Tânia Regina Antoja e Osvaldo Correa dos Anjos.

FOTOS: Mauro Neto/Faar