Teste do Pezinho: Maternidade Balbina Mestrinho realiza capacitação e ação de sensibilização

06/06/2022 16:22:55

Em alusão ao Junho Lilás, mês de conscientização do Teste do Pezinho, a Maternidade Balbina Mestrinho, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), iniciou, nesta segunda-feira (06/06), roda de conversa com as mães de bebês internados na unidade e curso de atualização para os profissionais de saúde.

A ação segue nesta terça-feira (07/06). E tem o objetivo de capacitar as equipes e sensibilizar as mães e acompanhantes para a importância do exame, que possibilita a identificação de doenças e condições congênitas que não apresentam sintomas, mas podem causar sequelas e danos à saúde do bebê.

A Maternidade Balbina Mestrinho realiza uma média de 390 testes por mês. Com a ampliação do teste do pezinho no Sistema Único de Saúde (SUS), sancionada pela lei 14.154, de 26 de maio de 2021, o exame passa a englobar 14 grupos de doenças, que podem identificar até 53 tipos diferentes de enfermidades e condições especiais de saúde.

Os profissionais da unidade participaram de uma capacitação sobre como realizar e preencher os dados do teste, além das orientações para importância do exame para os recém-nascidos. A capacitação é fundamental para que os profissionais da unidade possam realizar o exame nos bebês, preferencialmente, entre as 48 horas e o quinto dia de vida, conforme explicou o gerente de enfermagem da maternidade, Manuel Roque.

“Isso é um aprimoramento e uma extensão do curso do teste do pezinho, para que todas as equipes sejam treinadas e saibam realizar de maneira correta a testagem. Ele se faz necessário para todas as equipes realizarem esse teste, porque justamente o profissional qualificado no teste do pezinho diminui as chances de ter que repetir o teste, ou seja, ter que furar a criança mais uma vez para poder coletar o teste novamente”, afirmou o gerente.

FOTO: Divulgação/SES-AM