ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Caimi Dr. André Araújo realiza curso de cuidador informal de idoso

22/11/2022 16:06:27

Compreender o envelhecimento de um familiar requer uma rede de atenção e cuidados específicos  


Com o objetivo de capacitar familiares e profissionais em geral sobre as medidas adequadas para cuidar e estimular a produtividade dos idosos, o Caimi Dr. André Araújo realiza até sexta-feira (25/11), o Curso Informal de Cuidador de Idoso, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com a preconização do Ministério da Saúde para a promoção da saúde da pessoa idosa.  

Iniciado na segunda-feira (21/11), com carga horária de 20 horas, as aulas acontecem de 8h às 12, no auditório do Hospital Francisca Mendes, na zona Norte de Manaus. Os 58 participantes inscritos por meio de captação dentro da comunidade onde está localizada a unidade de saúde, vão receber capacitação em temas voltados ao Envelhecimento; Política Nacional da Pessoa Idosa e Violência contra a Pessoa Idosa; Enfermagem; Fisioterapia; Medicina; Nutrição; Odontologia; Assistência Social; Assistência Farmacêutica e Psicologia.  

De acordo com Roberta Nascimento, diretora da unidade, o curso visa reforçar que o envelhecimento não é doença. “Teremos a participação de diversos profissionais, com expertise na área do envelhecimento, para fazer com que o familiar compreenda o que precisa ser trabalhado com o idoso para estimular que ele se mantenha produtivo e que a velhice é uma fase da vida que precisa de atenção, assim como todas as outras, para evitar o adoecimento e promover o bem-estar”, ressalta.  

O curso não possui caráter técnico-profissionalizante, mas é uma oportunidade para levar informações às famílias, e contribuir com o desenvolvimento profissional de pessoas que atuam em áreas relacionadas ao atendimento do idoso.  

O principal objetivo é orientar familiares e cuidadores de idosos e assim contribuir com o cuidado com os idosos da nossa cidade, principalmente aqueles que têm algum problema de saúde, como as doenças crônico-degenerativas e que já estão acamados ou em risco de perda de mobilidade. 

 

FOTOS: Divulgação/SES-AM