Com apoio do Governo do Estado, evento traz pesquisadores internacionais de Imunologia e Hematologia

25/11/2022 14:36:03

Inscrições para simpósio internacional foram prorrogadas até domingo (27/11); evento ocorrerá no Auditório Eulálio Chaves, na Ufam

O Amazonas recebe, de quarta (30/11) a sexta-feira (02/12), a sétima edição do Simpósio Internacional de Imunologia e Hematologia (ISIH). O evento tem apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), além da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), sede do encontro.

No evento, 11 pesquisadores nacionais e internacionais apresentarão estudos recentes ligados a essa temática. A programação, que inclui minicursos e exposição de 32 trabalhos científicos, acontece no Auditório Eulálio Chaves, no Setor Sul do Campus Universitário da Ufam.

Na quarta-feira, o bioinformático e investigador principal da KBR no Ames Research Center da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), Afshin Beheshti, compartilha na palestra de abertura o estudo sobre biologia espacial relacionada a microRNA e alterações mitocondriais em doenças como a Covid-19 e câncer.

O encontro reúne também pesquisadores brasileiros, entre eles o doutor em Bioquímica pela Universidade do Colorado e Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Carlos Sorgi. Ele apresenta uma pesquisa que investiga um biomarcador (sTREM-1) que prevê a gravidade e mortalidade em pacientes com Covid-19. Sorgi se apresenta na quinta-feira (1º/12).

As inscrições para o 7º ISIH podem ser feitas até o domingo (27/11), por meio do site oficial do simpósio: www.isih.com.br. No endereço é possível ainda conferir a programação completa do encontro.

Coordenação

O evento é coordenado pelo Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada (PPGIBA), da Ufam, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH), da UEA, em parceria com a Hemoam.

Apoio financeiro

O Simpósio Internacional de Imunologia e Hematologia é apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Fapeam, via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), Edital nº 002/2022.

FOTO: Arquivo/Hemoam