Fuham apresenta resultado de ações de combate à hanseníase e promove debate para soluções de enfrentamento

29/11/2022 14:28:33

Objetivo é debater sobre a atual situação da doença no Estado, com vistas à elaboração de plano de enfrentamento

A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES), realiza, na próxima quarta-feira (30/11) a "Apresentação do Relatório Consolidado do Projeto Apeli 2021/2022", no Auditório Damião Litaiff, às 10h, na sede da unidade, localizada na Rua Codajás, 24, Cachoeirinha. E reúne com setor de Saúde para debater propostas de enfrentamento à doença.

O objetivo é apresentar dados epidemiológicos e resultados das ações de saúde promovidas pelo Projeto Ação para Eliminação da Hanseníase (Apeli/Fuham), em 14 municípios do estado do Amazonas, realizadas nos últimos dois anos; além de promover o debate entre instituições de governo das áreas da saúde, vigilância epidemiológica, saúde indígena, dentre outros agentes envolvidos com o tema e sua problemática.

"Nosso intuito, ao promover esse debate, é reunir representantes de diferentes esferas governamentais da saúde para que, em conjunto, possamos ter uma melhor compreensão dessa problemática e unamos esforços para elaboração de um plano e propostas de enfrentamento à hanseníase", explica o diretor-presidente da Fuham, Ronaldo Amazonas.

A reunião contará com a participação de titulares e representantes das secretarias estadual e municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Saúde no Interior e Saúde Indígena, programas de extensão e educação em saúde, programa de saúde em hanseníase, entre outros agentes.

O projeto Apeli/Fuham já realizou mais de 45 mil atendimentos. Desde o início do projeto, com a ação-piloto, em 2019, 14 municípios do estado do Amazonas já receberam ações de saúde e combate à hanseníase promovidas pela Fuham, por meio do projeto.

Os municípios de Autazes (em 2019); Careiro Castanho, Lábrea, Novo Aripuanã, São Gabriel da Cachoeira, Itacoatiara (em 2021); Caapiranga, Rio Preto da Eva, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, Iranduba, Maraã e Uarini (neste ano de 2022); receberam equipes da Fuham, resultando em 45.547 atendimentos, entre exames de pele, consultas médicas dermatológicas, avaliação de pacientes de hanseníase e seus contatos, exames de baciloscopia, entre outros.

São verdadeiras forças-tarefas organizadas em parceria com as prefeituras municipais em prol do combate à hanseníase; esforços que resultaram no diagnóstico de cerca de 150 novos casos da doença, além de inúmeras dermatoses, todos diagnosticados e com seus tratamentos iniciados.

O Projeto Apeli/Fuham faz parte do escopo das atividades vinculadas às ações do Programa de Controle da Hanseníase. E tem como objetivo reduzir a carga de hanseníase no Amazonas, atuando em consonância com a estratégia global de eliminação da doença como problema de saúde pública até 2030, proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

FOTOS: Arquivo/Fuham