Governo do Amazonas destaca investimentos na saúde da mulher para os próximos quatro anos

02/03/2023 13:59:09

Estão previstos investimentos na ordem de mais de R$ 200 milhões em projetos que potencializam e qualificam a média e a alta complexidade no estado para atendimento à mulher

Para os próximos quatro anos de governo, estão previstos investimentos na ordem de mais de R$ 200 milhões em projetos que potencializam e qualificam a média e alta complexidade no estado para atendimento à mulher, incluindo Policlínicas Regionais de Saúde, entre eles:

1. Policlínicas Regionais de Saúde – com habilitação para Referência para Diagnóstico e Tratamento de Lesões Precursoras do Câncer do Colo de Útero (SRC) e Serviço de Referência para Diagnóstico de Câncer de Mama (SDM), além, de exames de histopatológica; entre outros, com investimentos estimados de R$ 88.923.950,00 em construção de 9 unidades e R$ 14.599.323,99 mensais no custeio de gestão;

2. Construção do Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo Uterino do Estado do Amazonas – com investimento estimado em R$ 2.544.939,21.

3. Maternidade de Alto Risco da Zona Norte - com ampliação da oferta de leitos maternos (previsão para 300 leitos totais), além de Serviço de Atendimento a Vítimas de Violência Sexual, Planejamento Reprodutivo, Pré-natal de Alto Risco e Banco de Leite Humano, que reconhece a necessidade desse aparelho de saúde em uma das áreas que mais cresce em Manaus, com investimentos estimado R$ 80 milhões.

4. Ampliação do Hospital de Tabatinga – Com implantações de novo bloco de maternidade com 30 novos leitos maternos, além de UTI Adulto com dez leitos (já em funcionamento) e futura implantação de UTI Neonatal (4 leitos de UTIN, 4 UCINCo e UCINCa) no conjunto de leitos, com investimentos previsto de R$ 16 milhões.

“A saúde está empenhada em ampliar e amplificar essa necessidade, para que as pessoas procurem as unidades de saúde. Isso é resultado dos profissionais que estão na ponta, e entendem a necessidade de avançar nessa pauta. Eu, enquanto governador, sou um facilitador desse processo. Vamos continuar trabalhando para que a gente tenha, no estado do Amazonas, uma saúde de excelência’’, disse o governador Wilson Lima.

Março Lilás

Nesta quarta-feira (1º/03), o governador Wilson Lima lançou a programação do Movimento Estadual Março Lilás 2023 para alertar a população sobre a prevenção ao câncer de colo de útero e anunciou a Semana da Mulher no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz, com a intensificação de exames e consultas ginecológicas de 6 a 10 de março.

Serão mais 1.050 atendimentos oferecidos, entre mamografia, ultrassom transvaginal e de mama, além de consultas ginecológicas (em caso de cirurgias). Semanalmente, a unidade hospitalar oferta uma média de 500 atendimentos dentre todos os procedimentos elencados.

No Brasil, este tipo de câncer é o terceiro tipo mais incidente entre mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos. Para o ano de 2023 foram estimados 17.010 casos novos, o que representa um risco considerado de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres. No Amazonas são esperados 610 casos novos para este ano, tendo a maior taxa ajustada no número de casos de todas as regiões do Brasil, de 31,71/100.000 mil mulheres.

Outros investimentos

Para fortalecimento das ações de saúde na prevenção do câncer de colo do útero, o Governo do Amazonas aumentou em 80% o número de lâminas analisadas com a contratação de novos laboratórios para a ampliação dos programas de rastreamento deste tipo de câncer em todo o Estado, apoiando assim os municípios.

Todas as informações sobre a prevenção e cuidado são alimentadas no Sistema de Informação do Câncer e permitem o monitoramento e a avaliação das atividades do próprio laboratório, bem como dos indicadores de qualidade, os quais são monitorados por técnicos e representantes da Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas. Atualmente, são sete laboratórios contratados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM).

Além desse acréscimo de contratação, no primeiro mandato do governador, a Secretaria de Estado da Saúde realizou repasse, fundo a fundo, de incentivo financeiro federal de custeio a 61 municípios do interior para o fortalecimento do acesso às ações integradas para rastreamento, detecção precoce e controle do câncer no SUS, totalizando mais de R$ 2 milhões.

“O governador Wilson Lima tem apoiado o avanço na qualidade do atendimento de saúde à população do SUS. Temos avanços na questão do câncer de colo de útero, a intensificação da vacinação, construção do Centro Avançado de Diagnóstico, intensificações de cirurgias, centralização de exames que hoje é feito também no interior, em alguns municípios”, ressaltou o secretário de Saúde, Anoar Samad.

FOTOS: Diego Péres/Secom e Arquivo/FCecon